ABC da Bola com as Meninas: embaixadora do projeto no Rio de Janeiro, Marisa Pires foi a primeira capitã da seleção brasileira de futebol feminino
- Filipe Kunrath
- 24 de fev.
- 2 min de leitura

O ABC da Bola com as Meninas se expandiu além das fronteiras do Rio Grande do Sul a partir de agosto de 2024, quando foi inaugurada a sede do projeto social no Rio de Janeiro. Para consolidar a iniciativa no sudeste brasileiro, Duda Luizelli contou com a parceria de Marisa Pires Nogueira, jogadora que está na história do futebol feminino brasileiro.
Trabalhando há anos na formação de novos talentos, Marisa é a embaixadora e também professora do ABC da Bola com as Meninas na cidade carioca, onde cerca de 20 alunas da rede pública de ensino e de baixa renda têm a oportunidade de praticar e jogar semanalmente o futebol. Os treinos ocorrem na Rua Laranjeiras, nas quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h.
“Agradecer a Duda né, por ter me colocado como embaixadora do ABC da Bola. Eu fico muito grata por isso. Tenho uma responsabilidade pelo que eu fui e pelo que hoje eu sou, como professora, estar dando aula em um dos melhores projetos e que é específico para meninas, o que as mães sempre procuraram aqui na comunidade”, afirma a ex-jogadora.
Marisa foi a primeira capitã da seleção brasileira de futebol feminino, liderando a equipe que jogou o Mundial Experimental na China em 1988. Com a amarelinha, a zagueira jogou três mundiais (1988, 1991 e 1995), os Jogos Olímpicos de 1996 e dois Sul-Americanos (1991 e 1995).
“As meninas adoraram o projeto. Estamos fazendo um trabalho muito bom que é um trabalho social. Para minha carreira, está sendo maravilhoso. Estou fazendo com maior amor e carinho, o qual eu aprendi com os meus profissionais e passo tudo para elas, que estão na fase de formação. Vamos continuar anos e anos junto com a Duda para poder expandir esse projeto maravilhoso para outros estados”, completa Marisa.
O ABC da Bola com as Meninas é um projeto realizado via Lei do Incentivo ao Esporte, do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte. A sede do Rio de Janeiro conta com o apoio da Bayer.
Comments