ABC da Bola com as Meninas: novos professores destacam integração com as alunas em Pelotas
- Filipe Kunrath
- 6 de jun.
- 2 min de leitura

O ABC da Bola com as Meninas, projeto de Duda Luizelli que promove a iniciação esportiva de meninas da rede pública por meio do futebol, vive uma nova etapa em Pelotas com a chegada de novos educadores. A transição marca a continuidade de um trabalho que vai além do esporte e foca também no desenvolvimento humano das alunas.
Entre os novos profissionais está Camila Moreira, jovem recém-formada em Educação Física, que celebra a oportunidade como um marco em sua carreira: “Assumir como professora do ABC tem sido uma experiência desafiadora, mas, ao mesmo tempo, um enorme privilégio. Trabalhar com o futebol feminino é algo novo e estou muito empolgada por poder atuar com as meninas.” Motivada, ela ressalta o papel formativo do esporte: "O importante é que se tornem pessoas ativas, capazes de resolver problemas, de trabalhar em equipe e de tomar decisões, qualidades que considero essenciais na formação de um bom jogador”, completa.

Ao lado dela, o professor estagiário Hector Cassana também compartilha sua vivência com o grupo. Vindo de experiências anteriores com o futebol masculino, ele destaca os aprendizados ao trabalhar com as meninas: “Minha experiência tem sido algo relativamente novo. Sabemos que o futebol feminino apresenta particularidades e difere do masculino em diversos aspectos.” Hector enfatiza que o planejamento das aulas é feito em conjunto com a professora titular, levando em consideração tanto o desenvolvimento motor quanto o nível de habilidade de cada faixa etária. A escuta ativa das alunas também é valorizada: “As atividades propostas têm boa aceitação e, frequentemente, elas sugerem dinâmicas que vão ao encontro de seus interesses.”
Sob a coordenação de Marcos Planela, o núcleo de Pelotas segue oferecendo treinamentos gratuitos no ginásio Voleio. O ABC da Bola com as Meninas segue com sua missão de promover a inclusão social através do esporte, oferecendo treinamentos gratuitos a meninas da rede pública e de baixa renda. Em Pelotas, o projeto tem apoio do Itaú, Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Comments